COIMBRA,21 de Dezembro de 2024

ULS de Coimbra abre Centro de Atendimento Clínico em Avelar

20 de Dezembro 2024 Rádio Regional do Centro: ULS de Coimbra abre Centro de Atendimento Clínico em Avelar

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, em parceria com o Município de Ansião e a Fundação Nossa Senhora da Guia abriu no passado dia 17 de Dezembro, em Avelar, o Centro de Atendimento Clínico (CAC) do Hospital do Avelar. Este CAC localiza-se no Hospital Nossa Senhora da Guia, e contou ontem, dia 19 de Dezembro, com a visita da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

“Este CAC é fruto de um trabalho de cooperação com todas as instituições parceiras, para prestar melhores e mais eficazes cuidados de saúde em proximidade à população
de cinco concelhos: Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande”, destacou o Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, Alexandre Lourenço, frisando que “as instituições universitárias como a nossa não podem descurar as necessidades da população: é essencial desenvolver serviços de saúde com qualidade e em proximidade. Esse é o objetivo da ULS de Coimbra, para o qual trabalhamos diariamente, sempre numa lógica de cooperação com os vários elementos da nossa comunidade, e os resultados estão à vista: um serviço ao utente de qualidade e integrado, baseado nas melhores tecnologias ao nosso dispor”.

“O SNS desenvolve-se e fortalece-se numa estratégia de Sistema de Saúde, envolvendo todos os parceiros para melhorar a oferta de cuidados. Não estaremos encerrados numa torre de marfim, ignorando as necessidades da comunidade que servimos. Este não é o primeiro e não será o último acordo de cooperação que a ULS de Coimbra vai assinar em favor da melhoria da saúde das populações”, concluiu o responsável.

Estão abrangidos os utentes de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande. Em situação de necessidade, proximidade ou comodidade
podem ser referenciados utentes de outros concelhos.

Para que a qualidade do serviço seja cada vez melhor e mais abrangente, foi anunciado pelo Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues e Paulo
Batista Santos, em representação da CIMRL, um investimento a curto prazo de meio milhão de euros para aquisição de dois equipamentos: um de tomografia computorizada, (TAC) e outro tomografia de coerência ótica (OCT) , acrescentando que as unidades de saúde têm de ser permanentemente robustecidas do ponto de vista técnico e humano para conseguirem prestar serviços de excelência.

A abertura do CAC está alinhada com o Plano de Emergência e Transformação da Saúde, em particular a Medida A.2 – Criação de Centros de Atendimento Clínico para situações agudas de menor complexidade e urgência clínica, e enquadra-se também no Plano para a Resposta Sazonal em Saúde — Módulo Inverno da ULS de Coimbra, que visa reforçar a resposta à procura de cuidados de saúde em períodos de maior pressão assistencial, acrescentando-se, ainda, a necessidade do desenvolvimento de CAC como peça essencial para o adequado funcionamento do Programa “Ligue Antes, Salve Vidas”, iniciado no passado dia 4 de novembro por esta ULS. Este programa possibilitou aos utentes a realização de mais de 1500 consultas médicas para doentes em situação de doença aguda nos centros de saúde e mais de 1100 encaminhamentos para autocuidado, reduzindo a procura em mais de 10% nos serviços de urgência da ULS de Coimbra — a unidade portuguesa com maior movimento assistencial, incluindo atendimentos nos Serviços de Urgência.

Nesta parceria, a Fundação Nossa Senhora da Guia assegura um serviço de 24 horas para situações de doença aguda. Todo o acompanhamento clínico encontra-se informatizado e acessível em qualquer ponto de prestação de cuidados da ULS de Coimbra, reduzindo o desperdício e necessidade de repetição de exames.

Considerando ainda a elevada percentagem de utentes sem médico de família nos concelhos de abrangência, o CAC do Hospital do Avelar terá o seguinte horário de
funcionamento:
• Entre as 10 horas e as 20 horas: atendimento e MCDT (i.e., exames laboratoriais de química seca, radiologia convencional e eletrocardiograma). A equipa de saúde é constituída no mínimo por um médico, um enfermeiro, um TSDT de Radiologia, um assistente técnico.
• Entre as 20 horas e as 10 horas: atendimento sem MCDT. A equipa de saúde é constituída no mínimo por um médico, um enfermeiro, e um assistente técnico.

Sobre a ULS de Coimbra
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra é uma instituição dedicada a cuidados de saúde integrados, de elevada qualidade e centrados nas pessoas, integrando oito unidades hospitalares e vinte seis centros de saúde. Com um compromisso inabalável com a inovação e a qualidade, a ULS de Coimbra trabalha diariamente para melhorar a saúde e o bem-estar da comunidade que serve.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM