COIMBRA,2 de Abril de 2025

Surfistas Luís Perloiro e Francisca Veselko conquistam prova da Figueira da Foz

31 de Março 2025 Rádio Regional do Centro: Surfistas Luís Perloiro e Francisca Veselko conquistam prova da Figueira da Foz

Luís Perloiro e Francisca Veselko foram, este domingo, os grandes vencedores do Allianz Figueira Pro, a etapa inaugural da Liga MEO Surf 2025, que ofereceu ondas de muita qualidade na Praia do Cabedelo ao longo dos três dias.

Duas vitórias de dois sufistas que estiveram em grande destaque ao longo deste evento inaugural, com ambos a saírem da Figueira da Foz na liderança do ranking da corrida aos títulos nacionais.

O dia final na Figueira da Foz iniciou-se com os quartos-de-final masculinos, onde Perloiro venceu Francisco Mittermayer. Depois de na véspera a juventude ter dominado a acção, a experiência de Luís Perloiro, que aos 26 anos era o surfista mais velho em prova no lado masculino, acabou por fazer-se sentir. Nas meias-finais, o surfista de Lisboa superou João Mendonça e garantiu a terceira final da carreira na Liga MEO Surf, embora já não chegasse a esta fase das etapas desde 2020.

No outro lado do quadro, o jovem Francisco Ordonhas foi quem mais se destacou, dando continuidade ao domínio mostrado ao longo de todo o evento. Ordonhas venceu Martim Nunes nos quartos-de-final e nas meias-finais acabou por superar Afonso Antunes. Depois de se ter estreado a vencer na Liga MEO Surf no ano passado, na Ribeira Grande, Ordonhas tentava na Figueira a segunda vitória na segunda final realizada.

Contudo, diz o ditado que a terceira é de vez, e com o seu surf de backside muito afiado e bastante conectado com o mar, Perloiro iniciou a final a todo o gás, para garantir uma vantagem importante na disputa. Com 16,50 pontos obtidos logo na recta inicial da final e com a melhor onda de todo o campeonato, pontuada com 9,50 num máximo de 10, Luís Perloiro conseguiu aguentar a reacção final de Ordonhas, que terminou com 14,35 pontos, para garantir a primeira vitória da carreira na Liga MEO Surf.

“Confirmou-se o cliché que a terceira é de vez”, começou por dizer Luís Perloiro após sair da água. “Estou super feliz, nem sei bem como reagir porque nunca tinha ganho um campeonato na categoria máxima. O último campeonato que venci era Sub-18, há cerca de 10 anos, por isso é uma sensação incrível voltar a ganhar um campeonato”, concluiu.

Na prova feminina, Francisca Veselko conseguiu manter o nível que mostrou ao longo de todo o evento, onde foi conseguindo os melhores scores a cada ronda. Nas meias-finais somou 15,75 pontos e superou Maria Salgado, marcando encontro na final com Teresa Bonvalot, que bateu Gabriela Dinis na outra semifinal.

Depois de ter obtido um triunfo importante no circuito europeu da WSL, em Marrocos, Kika prolongou o grande momento que atravessa, mesmo tendo pela frente na final a campeã nacional em título. Numa final muito equilibrada, a campeã nacional de 2021 e 2023 conseguiu duas notas acima de 7 pontos, terminando a disputa com um total de 14,75 pontos, contra 12,25 de Bonvalot, que no ano passado conquistou o quinto título nacional da carreira.

“É uma onda que gosto muito e onde me sinto conectada”, começou por afirmar Francisca Veselko, logo após a final. “Saio daqui com a vitória. Na próxima etapa vou ter a licra amarela, com o meu nome, que já não visto há muito tempo. Estou a começar o ano da forma que gostava e é importante manter esta consistência. Agora, é aproveitar o momento”, frisou.

Além do triunfo na etapa, Perloiro e Kika também foram os dominadores dos sub-troféus em disputa. A performance de Kika na ronda 3, onde somou 16,25 pontos valeu-lhe, simultaneamente, o Bom Petisco Girls Score e também o prémio Waversby Round. Já Perloiro levou para casa o prémio Prio Best Wave, graças à onda de 9,5 pontos obtida na final.

Luís Perloiro e Francisca Veselko partem, assim, para a segunda etapa na liderança da disputa dos títulos nacionais de surf e vão vestir as licras amarelas Go Chill na próxima etapa da Liga MEO Surf, no Porto e Matosinhos. Ambos também ficam na liderança do ranking da Allianz Triple Crown, histórico prémio que premeia os melhores surfistas no conjunto das etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande.

Resultados finais do Allianz Figueira Pro:

Final masculina: Luís Perloiro16,50 pontos x Francisco Ordonhas 14,35 pontos

Final feminina: Kika Veselko 14,75 pontos x Teresa Bonvalot 12,25 pontos

Prio Best Wave: Luís Perloiro, 9,50 pontos

Bom Petisco Girls Score: Francisca Veselko, 16,25 pontos

Waversby Round: Francisca Veselko, 16,25 pontos

Expression Session: Jaime Veselko

Antes de terem sido disputadas as finais do Allianz Figueira Pro, destaque ainda para a homenagem realizada em memória do malogrado surfista Abílio Pinto, que nos deixou na última semana.

A Liga MEO Surf volta à água no próximo mês para a segunda etapa da temporada. O Somersby Porto Pro disputa-se de 25 a 27 de Abril no Porto e em Matosinhos.

A Liga MEO Surf 2025 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Prio, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, Quiksilver, o apoio local do Município da Figueira da Foz e o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz e da Associação de Desenvolvimento Mais Surf, e da Federação Portuguesa de Surf.

Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM