COIMBRA,31 de Março de 2025

Recitais de violoncelo solo de Diogo Patrício em Coimbra e Conímbriga

27 de Março 2025 Rádio Regional do Centro: Recitais de violoncelo solo de Diogo Patrício em Coimbra e Conímbriga

Dois recitais de violoncelo solo, com Diogo Patrício, em Coimbra e Conímbriga, prosseguem, sexta-feira e sábado, 28 e 29 de Março, o programa do I Festival de Música e Ópera, promovido pela Associação Ritornello. No Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra, sexta-feira, e no Museu Nacional de Conímbriga, em Condeixa-a-Nova, sábado, ambos às 18h00 e com entrada gratuita.

Nestes recitais integrados no programa do I Festival de Música e Ópera, que irão realizar-se em dois espaços marcantes da história e da ciência na região de Coimbra, Diogo Patrício irá conduzir o público numa viagem fascinante pelo repertório contemporâneo para violoncelo, destacando a riqueza expressiva e a versatilidade do instrumento.

Integram o programa, três obras que desafiam os limites do violoncelo e exploram diferentes abordagens estéticas: “Songs and Poems para violoncelo solo: V (2007)”, de Philip Glass; “Suite III para violoncelo, Op. 87 (1971)”, de Benjamin Britten; e “Capriccio per Siegfried Palm (1968)”, de Krzysztof Penderecki.

Diogo Patrício, natural de Sines, apresentará este programa num concerto a solo que evidencia a sua versatilidade e profundidade interpretativa. Formado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Diogo Patrício conta com uma carreira rica em experiência orquestral e de música de câmara, tendo colaborado com diversas formações e participado em projectos de renome, como o Estágio Gulbenkian para Orquestra e o projecto Side-By-Side da Orquestra Gulbenkian. Actualmente, prossegue a formação no curso de Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra.

De acordo com os responsáveis pela Associação Ritornello, “estes recitais representam uma rara oportunidade de testemunhar a força expressiva do violoncelo solo em contextos históricos e culturais distintos, numa experiência imperdível para os amantes da música”. A entrada é livre, mas limitada à lotação dos espaços.

O I Festival de Música e Ópera é uma iniciativa da Associação Ritornello, a decorrer entre Março e Dezembro de 2025, em palcos de Coimbra, Conímbriga, Cantanhede, Condeixa-a-Nova, Cernache e Lagos, num total de 15 concertos e espectáculos, todos de entrada gratuita, sempre às 18h00. A abertura do festival, que agora prossegue com estes dois recitais de violoncelo solo com Diogo Patrício, aconteceu com “Don Tabarano”, ópera de A. Hasse, a 4 e 5 de Março, tendo-se seguido, a 17 de Março, o espectáculo “Pintar A Música”, com o Quarteto Contemporâneo de Cordas a interpretar obras de Ana Magalhães, Sara Carvalho, João Pedro Paiva Oliveira e Amílcar Vasques-Dias, e o artista plástico João Sobreira, no Grande Auditório do Conservatório de Música de Coimbra; e a 22 e 23 de Março, dois recitais de violino solo com Clara Ramos, em Cantanhede e Coimbra.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM