O 1.º Congresso Internacional de Inovação, Agricultura e Sustentabilidade do Amazonas, coorganizado pelo Politécnico de Coimbra (IPC), enquanto parceiro da aliança europeia UNIgreen, o Governo do Estado do Amazonas, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas e o Núcleo de Relações Internacionais do Amazonas (NURIAM), realiza-se nos próximos dias 10 e 11 de Abril, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (Manaus, Brasil).
O evento científico, que pretende criar um espaço de partilha e de discussão, tem como mote a reflexão sobre como as práticas agrícolas podem ser transformadas para preservar o meio ambiente, optimizar recursos naturais e, ao mesmo tempo, garantir o aumento da produtividade, reunindo investigadores, profissionais, académicos e especialistas no debate sobre novas abordagens e soluções tecnológicas inovadoras que atendam aos desafios enfrentados pela indústria agrícola.
Com uma participação de destaque, o Politécnico de Coimbra apresenta 19 trabalhos científicos – 10 em formato oral e 9 em poster -, reforçando a sua presença no debate global sobre a sustentabilidade agrícola. O presidente da instituição, Jorge Conde, realça que “o Politécnico de Coimbra coorganiza este Congresso na expectativa de podermos cruzar saberes de um e do outro lado do Atlântico, aproveitar a experiência que o Amazonas tem nas suas diversas abordagens nos sectores da agricultura e da alimentação e levar também o nosso know-how e dos nossos parceiros europeus, no sentido de criar sinergias para o futuro com esta área de aprendizagem e de investigação”.
A investigação desenvolvida pelo IPC aborda temas inovadores e possíveis soluções para os desafios da agricultura sustentável. As tecnologias emergentes, como as plataformas baseadas em blockchain e IoT para a rastreabilidade de produtos biológicos e o uso da aplicação LoRaWAN na agricultura inteligente, são um dos pontos de análise, mas também a transição energética é um tópico central, com estudos sobre a digestão anaeróbica para a gestão de resíduos agropecuários e na contribuição da agricultura para redes elétricas mais eficientes, com soluções agrivoltaicas na produção biológica.
A preservação do solo e das culturas será, igualmente, analisada a partir de investigação sobre os sistemas agroflorestais. O impacto da aplicação de extratos de plantas invasoras nas culturas e nas ervas daninhas vai ser debatido, assim como as estratégias de passagem das monoculturas de eucalipto para novos ecossistemas. Outro foco importante será a valorização de resíduos, com estudos sobre biofertilizantes e o desenvolvimento de corantes naturais para a indústria têxtil.
Serão, ainda, apresentadas novas abordagens direccionadas aos pequenos agricultores, incluindo a digitalização do sector através do e-commerce. Os trabalhos na área da qualidade e processamento de alimentos vão incidir na produção de queijo fresco com extrato de figueira, o uso de coberturas bioprotetoras em queijo e novos métodos instrumentais mais eficientes na avaliação da qualidade de citrinos.
Com uma presença significativa neste evento internacional, o IPC reafirma o seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade no sector agrícola, promovendo a investigação aplicada que contribui para um futuro mais sustentável.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM