COIMBRA,24 de Outubro de 2024

Oferta de quartos para arrendamento cresce mas preços disparam em Portugal

23 de Outubro 2024 Rádio Regional do Centro: Oferta de quartos para arrendamento cresce mas preços disparam em Portugal

A oferta de quartos para arrendar em casa partilhada em Portugal cresceu 36% no terceiro trimestre do ano, comparativamente ao ano anterior, de acordo com um relatório do idealista, marketplace imobiliário. No trimestre anterior, a subida foi ainda mais acentuada, com um aumento de 57%, mas nos últimos meses verifica-se um desaceleramento no crescimento da oferta. Apesar do aumento do número de quartos disponíveis, os preços de arrendamento subiram 7% em um ano.

As cidades que mais se destacaram no aumento da oferta de quartos foram Beja, com um crescimento de 73%, seguida por Castelo Branco (68%), Leiria (60%) e Viseu (57%). Lisboa também registou um aumento significativo de 53%. Por outro lado, Coimbra teve um crescimento de 20%, enquanto a Guarda manteve a mesma quantidade de quartos disponíveis.

Em contrapartida, algumas cidades apresentaram uma diminuição na oferta, como o Funchal (-49%), Setúbal (-26%), Faro (-24%) e Vila Real (-17%).

Os preços dos quartos aumentaram em todas as cidades analisadas, com destaque para o Funchal, onde os arrendamentos subiram 50% em relação ao ano passado. Outros aumentos significativos ocorreram em Faro (33%) e Setúbal (27%). Em Lisboa, o custo médio para arrendar um quarto atinge 599 euros mensais, tornando-se a cidade mais cara do país. O Porto segue com preços a rondar os 425 euros/mês, enquanto Coimbra apresenta um custo médio de 290 euros/mês. As cidades mais económicas para arrendar um quarto são Bragança e Guarda, com preços de 200 euros/mês.

O relatório revela que o arrendamento de quartos não é exclusivo para estudantes, sendo uma opção crescente entre jovens que iniciam a sua vida profissional e até para aqueles que buscam uma alternativa viável em tempos de aumento dos custos de habitação. A partilha de casa surge, assim, como uma solução para muitos que desejam ter maior independência e sair da casa dos pais.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM