O “Óbidos Vila Gaming” está de regresso entre os dias 7 e 11 de Maio, com o conhecido evento de ‘gaming’ a trazer uma novidade: um projecto europeu de promoção da diversidade e inclusão. Chama-se “Sound of Diversity” (Som da Diversidade) e promete fazer a diferença “através de formatos participativos e acessíveis a públicos diversos, com enfoque em jovens, comunidades migrantes, minorias étnicas, pessoas LGBTQI+ e cidadãos habitualmente afastados dos processos cívicos”, avança a autarquia de Óbidos.
O projecto vai marcar presença na Vila Gaming, de 9 a 11 de Maio, e conta com o financiamento do programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV). A programação vai incluir “momentos artísticos, actividades de partilha e reflexão sobre identidade, pertença e direitos humanos”, revela o município, acrescentando que também haverá “oportunidade para recolher contributos do público, que irão alimentar debates em futuras etapas do projecto”.
A temática do amor
O “Sound of Diversity” arranca no dia 9, com um concerto de abertura na Praça da Criatividade. Em palco vão estar os artistas Stereossauro, com Ana Magalhães e Ricardo Gordo, e os convidados especiais Carlão, Capicua, xtinto e o DJ set dos Beatbombers. O dia seguinte (10) vai ser dedicado à inauguração da exposição “O Amor Mata”, do fotógrafo João Francisco Vilhena. Segue-se uma conversa sobre violência doméstica, e a “ténue linha entre o amor e o ódio”, com Patrícia Ferreira, da Associação de Apoio à Vítima (APAV)”.
Ao longo dessa tarde, vai ainda ser dinamizada uma oficina a pensar nas crianças e jovens, denominada “Os Tropeços do Amor”. Em paralelo, realiza-se o painel “Videojogos e os Valores da União Europeia”, cujo debate “explorará o potencial dos videojogos como ferramentas de promoção da solidariedade, igualdade, inclusão e cidadania digital, integrando ainda as comemorações do Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital (2025)”, salienta a organização.
O “Sound of Diversity” é uma rede europeia, que inclui 13 parceiros, e que liga “cidades e eventos culturais de grande visibilidade com o propósito de fomentar a diversidade e combater a discriminação”. Com esta acção espera-se que seja possível a produção de um guião prático sobre diversidade e inclusão, bem como a melhoria das políticas públicas locais no que diz respeito à igualdade e à integração.
Além de Óbidos, integram a rede festivais como: Khamoro Romani (Praga), o Multitude Festival (Seine-Saint-Denis), o Festival de Artes Variadas (Aleksandrów Lódzki), o Festival da Tolerância (Zagreb), os Dias Culturais de Bârlad (Roménia), a Festa Popular de Molfetta (Itália), o Festival de Dança Grega em Kileler (Grécia) e o Summer Dying Loud Festival (Polónia).
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM