O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, sítio arqueológico e monumento nacional, participa nas comemorações das Jornadas Europeias de Arqueologia – JEA 2021, nos dias 18, 19 e 20 de junho.
As jornadas são organizadas por 47 países europeus e visam promover o conhecimento do património arqueológico, aumentar a visibilidade da arqueologia junto dos diferentes públicos e sensibilizar para a necessidade de salvaguarda do património.
Neste contexto, a Direcção Regional de Cultura do Centro promove, ao longo de três dias, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, um conjunto de actividades que darão a conhecer parte do seu acervo arqueológico, metodologias de trabalho e novas ferramentas tecnológicas.
Na sexta-feira, dia 18 de junho, a programação é dedicada aos profissionais e estudantes do sector, durante a manhã será realizada uma oficina de desenho arqueológico com o professor José Luís Madeira, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Às 18h, com transmissão no Facebook do Mosteiro, decorrerá uma conversa sobre a aplicação de tecnologias 3D na valorização do património arqueológico com Pablo Aparicio Resco, do PAR – Arqueologia y Patrimonio Virtual.
No sábado e domingo, dias 19 e 20 de junho, o programa é dedicado ao público em geral, especialmente às famílias que são convidadas para uma viagem ao TEMPO do PAÇO, uma recriação histórica que decorre entre os jardins do Centro Interpretativo e a parede do Paço que foi mandada construir pela Rainha Isabel de Aragão na proximidade da cerca do Mosteiro. A tenda de armas, a presença de Mestres de Cantaria e Cetraria, com trabalho na pedra ao vivo e mostra das técnicas de Falcoaria, nobres trajados à época e visitas interpretadas garantem um fim-de-semana com muita animação, conhecimento e partilha de experiências e vivências do património.
Nos três dias de programação será ainda realizada a visita interpretada “D. Maria de Menezes”, uma visita à biografia, ao modo de vida e ao esqueleto de uma das habitantes do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.
A participação nas actividades, bem como a entrada no Centro Interpretativo do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, é gratuita.
O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha tem a garantia de segurança do selo Clean&Safe, o uso de máscara e o distanciamento social são obrigatórios em todas as áreas afectas ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e a higienização frequente das mãos é recomendada. As áreas têm uma lotação máxima para garantir a segurança de todos os visitantes e colaboradores do Mosteiro. Para mais informações aceda a https://www.culturacentro.gov.pt/pt/noticias-e-eventos/mosteiro-de-santa-clara-a-velha-comemora-jornadas-europeias-de-arqueologia/.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM