O Executivo Municipal da Lousã aprovou, por maioria, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2025, o maior de sempre, que agora serão submetidos à apreciação da Assembleia Municipal. Com um investimento global de 46 milhões de euros, o orçamento para o próximo ano apresenta um aumento significativo de 18 milhões de euros em relação a 2024, correspondendo a um acréscimo de 64,2%.
O presidente da Câmara, Luís Antunes, destacou que esta proposta reflecte a continuidade do investimento em áreas fundamentais como a coesão social, a competitividade e a melhoria da qualidade de vida, sublinhando que o orçamento para 2025 é a última proposta do ciclo autárquico 2021-2025.
Luís Antunes explicou que o orçamento visa concretizar objectivos estruturais e estratégicos, enfrentando os desafios impostos pelo aumento dos custos de funcionamento, com especial atenção para os recursos humanos e as insuficiências nas verbas transferidas no âmbito da descentralização de competências. Num contexto de grande instabilidade e imprevisibilidade, o executivo municipal procurará garantir a sustentabilidade financeira do município.
A coesão social é uma das áreas prioritárias, com um investimento global de 28,3 milhões de euros, o que representa um aumento de 172% em comparação com 2024. Destacam-se, entre outras iniciativas, os projectos de intervenção social e a acção social escolar, com uma dotação de 2,5 milhões de euros.
Na área da educação, o orçamento prevê um investimento superior a 12,6 milhões de euros, com a requalificação da Escola Secundária da Lousã e da Escola Básica nº2. A saúde também recebe uma atenção especial, com a construção do 2º edifício do Centro de Saúde, que envolve um investimento de 3,1 milhões de euros.
O investimento na habitação ultrapassa os 9 milhões de euros, com a execução de vários projectos no âmbito do Programa 1.º Direito e do Programa Habitações a Custos Acessíveis, entre outros. Além disso, a cultura, desporto e juventude beneficiarão de um investimento superior a 1,5 milhões de euros.
No campo da competitividade e desenvolvimento económico, a maior parte dos 2,5 milhões de euros destinados à área será alocada a projectos de mobilidade e requalificação da rede viária municipal, incluindo a Estabilização da EM 580 e o Nó dos Pegos.
O orçamento para 2025 também dá especial atenção à qualidade de vida, com um investimento de 2,35 milhões de euros em projectos de eficiência energética, que abrangem equipamentos como a Biblioteca Municipal Comendador Montenegro e o Mercado Municipal.
O apoio a instituições sem fins lucrativos do concelho é outra das grandes apostas, com um investimento superior a 1,35 milhões de euros em projectos de inovação social e parcerias para o impacto, além de mais de 620 mil euros para as Juntas de Freguesia.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM