COIMBRA,26 de Fevereiro de 2025

Hospital da Luz Coimbra realizou primeira endoscopia biportal

26 de Fevereiro 2025 Rádio Regional do Centro: Hospital da Luz Coimbra realizou primeira endoscopia biportal

O Hospital da Luz Coimbra (HLC) realizou recentemente a primeira endoscopia biportal da coluna vertebral, uma abordagem inovadora que utiliza dois portais para visualização e acesso directo ao canal vertebral e estruturas associadas, permitindo realizar procedimentos complexos na coluna com menor morbidade.

Realizada pelo ortopedista do Hospital da Luz Coimbra, Ricardo Frada, “esta técnica cirúrgica minimamente invasiva avançada revolucionou o tratamento de várias patologias da coluna. A endoscopia biportal da coluna vertebral representa um avanço significativo na cirurgia de coluna, com o objectivo de melhorar o cuidado ao paciente através de técnicas minimamente invasivas”, refere.

Os principais objectivos da endoscopia biportal da coluna vertebral visam melhorar os resultados dos pacientes, minimizando o trauma cirúrgico, enquanto aborda eficazmente patologias da coluna. Os pontos-chave incluem:
– Acesso minimamente invasivo: Ao utilizar pequenas incisões leva a tempos de recuperação mais rápidos e menor dor pós-operatória.
– Visualização directa: A técnica de dois portais permite uma visualização em alta-definição das estruturas vertebrais e neurológicas, permitindo realizar os procedimentos cirúrgicos com elevada precisão e segurança.
– Redução de complicações: Minimiza as potenciais complicações associadas a métodos cirúrgicos abertos tradicionais, como infecções, perda excessiva de sangue e estadias hospitalares prolongadas.
– Melhoria dos resultados dos pacientes: Ao alcançar uma descompressão e estabilização eficaz da coluna com menos trauma, a técnica visa aumentar a satisfação geral dos pacientes e a qualidade de vida.

Em relação à cirurgia de coluna convencional, a técnica de endoscopia biportal da coluna vertebral oferece inúmeras vantagens como:
– Redução do Tempo de Recuperação: Pacientes experimentam menos tempo de internamento hospitalar e uma recuperação mais rápida das atividades diárias devido à natureza minimamente invasiva do procedimento.
– Menos Dor Pós-Operatória: Com incisões menores e um dano muscular mínimo, os pacientes relatam níveis mais baixos de dor pós-operatória, necessitando, assim, de menos medicação para controlo de dor pós-operatória.

– Menor Risco de Complicações: O design da técnica tem sido associado a uma diminuição do risco de complicações, como infecções, hematomas e lesões nervosas, que podem ocorrer com procedimentos mais invasivos.
– Versatilidade: Esta técnica pode ser aplicada em várias patologias da coluna, desde cirurgias de hérnias discais até intervenções de descompressão mais complexas com
possibilidade de associação a fixação da coluna vertebral, permitindo uma ampla gama de possibilidades de tratamento.

A endoscopia biportal da coluna vertebral é particularmente eficaz para tratar várias patologias de coluna como a hérnia de disco lombar, estenose de canal lombar e hérnias discais cervicais. Pode ainda ser utilizada em conjunto com outras cirurgias de fusão espinhal para optimizar resultados e minimizar o trauma. Em casos seleccionados de pacientes já submetidos a cirurgias coluna anteriormente, a endoscopia biportal pode ainda oferecer uma opção menos invasiva para procedimentos de revisão, reduzindo assim os riscos associados às reoperações.

“Com as suas numerosas vantagens e aplicações específicas, esta técnica está a transformar o tratamento de várias patologias da coluna, tornando-se uma ferramenta essencial na prática ortopédica e neurocirúrgica moderna. A contínua evolução desta técnica promete melhorias adicionais nos resultados e amplia a sua aplicabilidade, beneficiando em primeira instância o doente”, conclui o ortopedista do HLC.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM