COIMBRA,19 de Fevereiro de 2025

Convento São Francisco com apresentação de livro que assinala centenário de Carlos Paredes

15 de Fevereiro 2025 Rádio Regional do Centro: Convento São Francisco com apresentação de livro que assinala centenário de Carlos Paredes

Celebra-se a 16 de Fevereiro o centenário do nascimento do compositor e guitarrista Carlos Paredes. Para assinalar a data, vai ser apresentado nesse dia, às 16h00, no foyer do grande auditório do Convento São Francisco, o livro “Carlos Paredes – A Guitarra de um Povo”, com a presença do autor Octávio Fonseca. É uma homenagem a um dos maiores mestres da guitarra portuguesa e à sua inigualável contribuição para a música portuguesa, um testemunho profundo da vida e obra de um artista cuja guitarra ecoa a alma de um povo.

“Carlos Paredes – A Guitarra de um Povo” apresenta a história musical do mestre da guitarra de forma cronológica, explorando, detalhadamente, a sua carreira e obra discográfica. O livro analisa os seus discos, críticas e entrevistas, e contextualiza a sua música nos momentos históricos e culturais de Portugal. Além disso, retrata episódios marcantes da sua vida, incluindo textos escritos por Carlos Paredes sobre música e cultura.

Destaque para a inclusão no livro de um concerto inédito de 1984, no Teatro Carlos Alberto, onde Paredes apresenta as suas peças com humor e proximidade com o público, além de fotografias exclusivas do evento. Também é incluído o álbum “Meister Der Portugiesischen Gitarre”, gravado em 1977, em Berlim, que evidencia a dimensão internacional do artista.

Da autoria de Octávio Fonseca, reconhecido pelo seu trabalho de divulgação da música portuguesa, o livro celebra não apenas Carlos Paredes, mas também a guitarra portuguesa, o seu legado e a importância do artista na cultura do país. É uma obra essencial para os amantes da música e cultura portuguesa.

Octávio Fonseca nasceu no Porto, em 1950, é crítico musical, apresentador de rádio e investigador da música popular portuguesa. Entre 1970 e 1973, fez crítica musical nas publicações “A Memória do Elefante e Mundo da Canção”. De 1987 a 1992, apresentou programas radiofónicos sobre música popular portuguesa em várias rádios. Desde 2006, conduz o programa “Os Cantos da Casa”. Estudou guitarra entre 1980 e 1990, com José Pina, Paulo Peres e José Manuel Fortuna e integrou vários agrupamentos de música popular, incluindo a colaboração com João Lóio no espectáculo “Mais um dia”. É autor dos livros “Carlos Paredes: a guitarra de um povo” (2000) e “José Mário
Branco: o canto da inquietação” (2000), e coautor de “José Afonso: Todas as Canções” (2010). Desde 2017, realiza conferências sobre José Afonso em várias cidades do país.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM