COIMBRA,1 de Abril de 2025

Condomínios de Aldeia reforçam segurança florestal em Góis

29 de Março 2025 Rádio Regional do Centro: Condomínios de Aldeia reforçam segurança florestal em Góis

A Câmara Municipal de Góis está a implementar 13 Condomínios de Aldeia, um programa de gestão integrada da floresta, abrangendo quase 130 hectares. Sete destes já estão concluídos e seis encontram-se em execução, num investimento que ultrapassa meio milhão de euros.

“Temos um concelho com uma vasta área florestal e muitas aldeias com poucos habitantes. Por isso, apostamos em torná-las mais seguras”, afirmou o presidente da Câmara, Rui Sampaio, sublinhando o trabalho desenvolvido na gestão de combustíveis em praticamente todas as freguesias.

Fustigado pelos incêndios de 2017, o concelho de Góis, com 263 quilómetros quadrados e 3.800 habitantes, possui diversas aldeias dispersas, algumas a mais de 30 quilómetros da sede do município.

Os Condomínios de Aldeia já implementados localizam-se em Ádela, Tarrastal, Cadafaz, Mestras, Roda Fundeira, Alvares e Sacões, cobrindo cerca de 73 hectares e com um investimento de 248 mil euros, financiado pelo Fundo Ambiental.

“Embora financiado, este projecto representa um compromisso futuro para o município, que deve garantir a sua manutenção por cinco anos”, destacou Rui Sampaio.

Actualmente, estão em curso seis novos Condomínios de Aldeia em Carrasqueira, Folgosa, Cortecega, Monteira, Soito e Colmeal. Com a sua conclusão, a área total intervencionada ultrapassará os 128 hectares, com um investimento superior a 500 mil euros.

A autarquia prepara ainda a candidatura de mais 12 Condomínios de Aldeia, abrangendo 89 hectares e exigindo um novo investimento de meio milhão de euros.

“Este programa tem sido essencial para aumentar a resiliência das aldeias face aos incêndios rurais e também para tornar o território mais atractivo”, afirmou o autarca, realçando que se trata de uma estratégia para combater o despovoamento e apoiar os residentes.

No âmbito de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Góis irá ainda intervir em 25 hectares com medidas de prevenção estrutural para reduzir o risco de incêndios e aumentar a resiliência da floresta.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM