O Liquidâmbar, de Coimbra, vai dar palco a Pedro Tadeu para apresentar “A luta política e os hinos nacionais, de D. João VI à Implantação da República”, este sábado (8), às 18h00.
Esta apresentação surge no ano em que a celebração dos 112 anos da implantação da República Portuguesa coincide com o ano da comemoração dos 200 anos da independência do Brasil. É com D. João VI que se compõe pela primeira vez um hino nacional, da autoria de Marcos Portugal, e é com uma canção revolucionária de Alfredo Keil, “A Portuguesa” que a República adoptou o hino que, hoje em dia, os portugueses cantam.
A história dos hinos nacionais portugueses, o seu cruzamento com os primeiros hinos do Brasil, até à adopção de “A Portuguesa” pretende relacionar a música com os movimentos sociais e políticos que marcaram o curso da história nacional do século XIX e início do século XX.
Ainda no dia 8, pelas 21h30, o Liquidâmbar, na Praça da República, recebe o concerto com o Trio de Jazz Hugo Ferreira, Gonçalo Ribeiro e João Próspero para um concerto que se promete intimista e nostálgico . Depois de vários meses a trabalhar exclusivamente música original, Hugo Ferreira inicia este trio, que se estreia agora no Liquidâmbar.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM