O Coro Sinfónico e a Orquestra Inês de Castro da Associação Ecos do Passado vão realizar no dia 29 de Outubro, às 21h30, o concerto Stabat Mater, de Giovanni Battista Pergolesi.
Este é um concerto evocativo da trasladação da Rainha Santa Isabel (1677), do Mosteiro de Santa Clara a Velha para o Mosteiro de Santa Clara a Nova, numa homenagem dirigida à mulher, mãe e Rainha do passado que se tornou Santa e Padroeira da Cidade de Coimbra, repousando para sempre na Igreja da Rainha Santa, que acolhe este concerto.
Inspirado na prece de Maria e por estar integrado no X Ciclo de Requiem de Coimbra, este concerto é também dedicado ao amor das mães que perdem e se separam dos seus filhos devido às guerras.
Stabat Mater é a derradeira obra musical de Giovanni Battista Pergolesi em 1736 e tornou-se uma das suas obras mais célebres após a sua morte. Jean-Jacques Rousseau mostrou apreço pela obra, elogiando o movimento de abertura como “o dueto mais perfeito e comovente que saiu da pena de qualquer compositor”.
A obra será interpretada pela Orquestra Inês de Castro, as solistas Leonor Barbosa de Melo (soprano) e Gisela Sachse (mezzo soprano) e dirigida pelo Maestro Artur Pinho Maria.
Com projecção da letra em latim e em português, este concerto será marcado por um enquadramento cénico que se propõe transportar o público para os sucessivos e arrebatadores cenários emocionais da obra Stabat Mater.
Os bilhetes estão à venda em https://www.bol.pt/ e as reservas podem ser feitas através de: reservasconcertoscsic@gmail.com | 912 911 300 https://www.facebook.com/CoroSinfonicoInesDeCastro | www.corosinfonicoinesdecastro.pt
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM