No âmbito da iniciativa “Escola sem Muros”, integrada no programa Realiza.te, a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra promoveu ontem, no Teatro Municipal da Lousã, a acção de capacitação “Escola sem Muros: Crescer na Cidade que Cresce!”.
A acção, que reuniu cerca de 50 participantes, incluindo urbanistas, professores, técnicos e vereadores dos municípios da CIM Região de Coimbra, teve como objectivo central a discussão e aprofundamento do conceito de “escola sem muros”, com especial enfoque na relevância do brincar livremente na cidade contemporânea.
O evento contou com a participação do renomado urbanista Fernando Moura e Sá, que conduziu a sessão de capacitação, partilhando a sua vasta experiência e conhecimento sobre a temática. Através de uma abordagem dinâmica e interactiva, o especialista explorou as diversas dimensões da “escola sem muros”, destacando a importância de criar espaços urbanos que promovam o desenvolvimento integral das crianças e jovens.
“Acreditamos que a cidade é um espaço de aprendizagem contínuo e que o brincar livremente é fundamental para o desenvolvimento das crianças e jovens”, afirma Emílio Torrão, Presidente da CIM Região de Coimbra, acrescentando que “esta acção de capacitação vai dotar os profissionais da região de ferramentas e conhecimentos para a criação de cidades mais inclusivas e amigas da infância”.
Com a iniciativa “Escola sem Muros”, a CIM da Região de Coimbra reafirma o seu compromisso com o fomento de políticas e práticas urbanísticas que favoreçam a inclusão, a educação e o bem-estar das crianças neste território.
Esta acção é apoiada pelo Centro 2030, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM