COIMBRA,18 de Abril de 2025

Centros colaboradores da OMS portugueses vão formar aliança para aumentarem influência

9 de Abril 2025 Rádio Regional do Centro: Centros colaboradores da OMS portugueses vão formar aliança para aumentarem influência

Cinco dos oito centros colaboradores da Organização Mundial de Saúde (OMS) a actuarem no território nacional ponderam criar uma aliança com o objectivo de exercerem maior influência perto dos decisores políticos.

O tema foi discutido, na última segunda-feira (dia 7 de Abril), durante a primeira reunião nacional destas estruturas de apoio à realização dos objectivos estratégicos da OMS, organizada pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) que, desde 2014, é Centro Colaborador para a Prática e Investigação em Enfermagem.

«Foi uma excelente reunião, em que se perspectivou a criação de uma aliança que aumente a influência junto do poder político», afirma Ananda Fernandes, directora do CCOMS para a Prática e Investigação em Enfermagem. «A cooperação entre os centros colaboradores da OMS nacionais, sediados em instituições de ensino superior e institutos de investigação de renome, tem em vista o fortalecimento dos seus contributos para o desenvolvimento e defesa de políticas públicas baseadas na pesquisa, educação e inovação, com impacto na saúde das populações a nível local, regional e global», fundamenta a anfitriã do encontro.

Segundo a professora Ananda Fernandes, «a coordenação da aliança será rotativa e as mensagens serão centradas nos temas que cada centro trabalha». A título de exemplo, e no que toca ao tema da carência de recursos humanos em saúde, Ananda Fernandes sublinha que a falta de profissionais «não se resolve apenas com um maior número de efectivos, mas também com uma melhor distribuição e alargamento das actividades até ao limite das competências para as quais têm formação».

Participaram nesta reunião cinco centros colaboradores: da ESEnfC (“Prática e Investigação em Enfermagem”), da Universidade Nova de Lisboa (“Educação, Investigação e Avaliação da Segurança e Qualidade nos Cuidados de Saúde” e “Gestão da Saúde”), da ESTeSC – Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (“Proteção contra as Radiações e Saúde”) e do ISPUP – Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (“Determinantes Comportamentais e Sociais de Doenças Não Transmissíveis”). Ananda Fernandes, Irma Brito, Ana Paula Monteiro, Andréa Marques, Catarina Maia (ESEnfC), Graciano Paulo (ESTeSC), Henrique Barros, Romeu Mendes (ISPUP) e Joana Seringa (Universidade Nova de Lisboa) foram os especialistas presentes.

São, também, centros colaboradores da OMS, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (área da “Nutrição e Obesidade Infantil”), a Clínica Universitária de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (“Formação em Medicina do Adolescente”) e a Universidade Nova de Lisboa com um terceiro centro (“Política e Planeamento da Força de Trabalho em Saúde”).

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM