COIMBRA,26 de Fevereiro de 2025

Bolsa de Empregabilidade do Centro conectou 42 empresas e mais de mil candidatos

26 de Fevereiro 2025 Rádio Regional do Centro: Bolsa de Empregabilidade do Centro conectou 42 empresas e mais de mil candidatos

A terceira edição da Bolsa de Empregabilidade do Centro, realizada ontem no Convento São Francisco, em Coimbra, proporcionou um valioso encontro entre empresas do sector turístico e candidatos à procura de novas oportunidades de emprego.

Com um total de 1.100 inscritos, o evento atraiu estudantes de instituições de ensino superior e profissional, desempregados referenciados pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), e profissionais de outras áreas interessados em transitar para o turismo. As 42 empresas participantes ofereceram uma ampla gama de postos de trabalho, permitindo aos candidatos explorar diferentes opções dentro do sector.

A Bolsa de Empregabilidade do Centro, que se consolidou ao longo das edições anteriores, é uma iniciativa organizada pelo Fórum Turismo, em parceria com a Turismo Centro de Portugal, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, do Turismo de Portugal e da empresa Merytu. O evento surgiu como uma plataforma estratégica de recrutamento, ligação e capacitação, tendo sido um ponto de encontro relevante entre talentos e empregadores.

António Marto, responsável pela organização do evento, realçou o crescimento e o impacto da Bolsa de Empregabilidade. “Quando criei a Bolsa de Empregabilidade, há 9 anos, nunca pensei que atingisse a expressão e até a internacionalização que hoje alcançou”, afirmou António Marto, enfatizando o papel crucial dos profissionais para o sucesso do sector. “O turismo não depende apenas das empresas e das infra-estruturas turísticas. Depende, sobretudo, dos profissionais – do seu valor, qualidade de serviço, simpatia e empatia”, sublinhou.

Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou a importância do turismo na economia regional, lembrando que o Centro de Portugal registou, em 2024, cerca de 8,4 milhões de dormidas e 50 milhões de euros em proveitos. “Este evento é fundamental, pois sem empresas qualificadas e recursos humanos preparados, não há turismo”, afirmou.

José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, destacou a cidade de Coimbra como um pólo de talento e inovação no turismo, enquanto António Costa, do IEFP, lembrou que o turismo exige uma combinação de competências técnicas e pessoais, essenciais para o sucesso na actualidade. “Eventos como este promovem o contacto directo entre candidatos e empresas, facilitando a transição para o mundo do trabalho”, afirmou.

Por sua vez, Catarina Paiva, da Turismo de Portugal, transmitiu uma mensagem de confiança aos jovens presentes, destacando as oportunidades de carreira no sector. “O turismo é um sector com muito futuro e com grande potencial de crescimento”, frisou, acrescentando que o talento é uma prioridade estratégica no plano de aceleração da economia.

Além das tradicionais sessões de recrutamento, os participantes puderam participar numa mesa-redonda promovida pela AHRESP, numa Oficina de Gastronomia Histórica, pela Escola de Hotelaria de Coimbra, e numa sessão de preparação para entrevistas, conduzida por Maria Silva da SkillUp.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM