O Clube Fluvial de Coimbra foi distinguido como Clube do Ano na Gala “#Coimbra – Mérito no Desporto”, promovida pela Câmara Municipal de Coimbra e realizada no passado dia 15 de Abril, no Convento São Francisco. A cerimónia celebrou os feitos desportivos mais relevantes da época 2023/2024 e reuniu cerca de 170 atletas, com a atribuição de 15 troféus a equipas em representação de 25 clubes do concelho.
Através desta iniciativa, o município pretende valorizar os resultados alcançados pelos atletas e clubes locais, incentivando a excelência tanto em provas nacionais como internacionais. A selecção dos premiados é feita pela Divisão de Desporto da autarquia, com base no desempenho desportivo ao longo da época, sendo os dados validados pelas respectivas federações.
O Clube Fluvial de Coimbra destacou-se ao mais alto nível, com a conquista do título nacional de kayak polo e da Taça de Portugal na mesma modalidade. Para além disso, vários dos seus atletas representaram Portugal em competições internacionais de velocidade e kayak polo em países como Eslováquia, Itália, França, Espanha e China.
A cerimónia contou com a presença da Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, do vereador do Desporto, Carlos Matias Lopes, do presidente da Federação Portuguesa de Canoagem e vice-presidente do Comité Olímpico de Portugal, Ricardo Machado, entre outras personalidades.
O Fluvial de Coimbra fez-se representar pelo seu presidente, Luís Pedro Abreu, pelo vice-presidente, Sérgio Bento, e por elementos da equipa sénior de kayak polo. Após a distinção de vários atletas do clube, coube a Luís Pedro Abreu subir ao palco para receber o troféu de Clube do Ano, numa homenagem sentida a todos os que contribuíram para o sucesso do CFC: “Esta homenagem é para todos os dirigentes, treinadores e atletas que em 2024 colocaram o Fluvial de Coimbra neste elevado patamar”, afirmou, lembrando que a actual direcção assumiu funções apenas em Janeiro, após dois anos de liderança de Sérgio Bento.
Também Ricardo Machado destacou a relevância da distinção: “Este prémio reconhece não só os atletas e treinadores, como também a sólida relação desportiva entre o município e o CFC, que tantos frutos tem dado a Coimbra”. Um dos exemplos mais recentes dessa parceria foi a organização conjunta da Taça de Portugal de Tripulações de Fundo, que reuniu perto de mil canoístas na cidade.
Para além do Clube Fluvial de Coimbra, a Gala distinguiu ainda o World Boccia Paralympic Qualification Tournament como Evento Desportivo Inclusivo do Ano e o Campeonato Europeu de Triatlo Multisport como Evento Desportivo do Ano 2024.
Com os olhos postos no futuro, o CFC prepara-se agora para organizar a final do Campeonato Nacional de Kayak Polo, nos dias 19 e 20 de Julho deste ano, onde procurará renovar os títulos nacionais conquistados em 2024.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM