COIMBRA,20 de Abril de 2025

Penela contrata plano de saúde e residentes no concelho já podem registar-se

16 de Abril 2025 Rádio Regional do Centro: Penela contrata plano de saúde e residentes no concelho já podem registar-se

A Câmara de Penela contratou um Plano de Saúde para a população, que já está à disposição dos munícipes e que vai fornecer descontos no acesso a serviços complementares ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Este Plano [de Saúde] fazia parte de um compromisso eleitoral de 2021 e estamos agora a cumpri-lo”, afirmou o presidente da Câmara de Penela, Eduardo Nogueira dos Santos, esta quarta-feira, na apresentação da iniciativa.

A medida, que permite aceder a um conjunto de valências médicas e de bem-estar, como clínica geral, especialidades, medicina dentária, enfermagem ao domicílio, aconselhamento médico telefónico gratuito, hospitais privados, laboratórios, farmácias ou óticas, está já disponível para os cerca de 5.400 habitantes deste concelho.

A aposta do executivo municipal “não significa o descrédito ou o desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde”, salientou o edil, mencionando as obras de requalificação do Centro de Saúde de Penela.

Após “dois anos de negociação intensa com o Governo”, o apoio financeiro para a empreitada, que deve começar em breve, passou de 123 mil euros para mais de 1,9 milhões de euros. “Com estas obras, também estamos a assegurar o futuro do município de Penela e o futuro dos nossos cuidados de saúde”, frisou.

A adesão ao Plano de Saúde Municipal “Penela + Saudável” é gratuita e pode ser feita pela página oficial da autarquia, utilizando informações como e-mail, telefone e número de contribuinte, este último para permitir validar, com a base de dados de munícipes, que o utente vive no concelho.

Para os utilizadores com menos literacia digital, o presidente da autarquia informou que será pedida a capacitação de colaboradores de equipas sociais municipais para o esclarecimento de dúvidas. “Pare além disso, os colaboradores do Balcão Único vão prestar esse apoio e contamos com a colaboração das Juntas de Freguesia”, acrescentou.

O assinante irá receber via e-mail o cartão digital, que pode ser utilizado já no próprio dia e, posteriormente, o cartão físico, esclareceu o representante da RNA Seguros, empresa contratada pela autarquia para o Plano de Saúde.

Para consultas de clínica geral os munícipes vão despender 25 euros, enquanto para consulta médica ao domicílio, actividade disponível 24 horas por dia, o valor é de 15 euros.

No acesso à rede de ópticas convencionadas, é aplicado um desconto de até 35%, já em consultas de especialidades os utentes vão suportar um custo de 35 euros, e para o ‘check-up’ anual são 75 euros. Ainda de acordo com João Pascoal, o Plano de Saúde Municipal pode ser usado juntamente com um seguro de saúde.

“Quem tem seguro de saúde tem normalmente a componente do reembolso. Portanto, em vez de utilizar o seguro de saúde numa consulta de 100 euros, por exemplo, e pedir o reembolso à companhia, pode utilizar o Penela + Saudável primeiro, pagar apenas o valor de 35 euros [por exemplo] e pedir depois o reembolso desses 35 euros à companhia”, esclareceu.

A Câmara de Penela investiu cerca de 52 mil euros nesta medida, num contrato que abrange todos os munícipes e que tem a duração de 12 meses.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM