A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra foi seleccionada como parceira de um projecto europeu, o i2X, que visa criar uma rede de partilha de dados médicos entre os países da União Europeia. Avaliado em cerca de 8 milhões de euros e financiado pela Comissão Europeia, o projecto será liderado pela startup portuguesa UpHill e desenvolver-se-á ao longo dos próximos quatro anos, com a realização de 35 projectos-piloto.
Actualmente, na Europa, é possível transferir receitas médicas entre países, mas o i2X almeja um maior nível de integração, facilitando a troca de informações cruciais, como resultados de exames, relatórios de alta e imagens médicas, entre cidadãos e profissionais de saúde de diferentes países. Alexandre Lourenço, Presidente da ULS de Coimbra, sublinha que o i2X será “o primeiro projecto efectivo a interligar os sistemas de saúde europeus, permitindo uma comunicação fluida entre os diferentes países e garantindo que os dados médicos pertencem sempre aos pacientes”.
A plataforma será construída com base em Inteligência Artificial, que facilitará a organização e partilha dos dados médicos, minimizando a necessidade de intervenção manual. Até agora, 12 países da UE aderiram ao projecto, que tem como objectivo expandir-se ao longo dos próximos anos, com mais entidades e parceiros a integrar esta rede de inovação.
A ULS de Coimbra, reconhecida pelo seu trabalho em cuidados de saúde de excelência, ensino médico e investigação, continua a desempenhar um papel chave na implementação deste projecto de grande escala, que promete transformar os sistemas de saúde na Europa.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM