COIMBRA,25 de Fevereiro de 2025

“Penacova à Mesa” junta o melhor da gastronomia local

25 de Fevereiro 2025 Rádio Regional do Centro: “Penacova à Mesa” junta o melhor da gastronomia local

Entre 1 e 9 de Março, o Município de Penacova organiza o evento gastronómico “Penacova à Mesa”. Em destaque estarão os pratos ligados às tradições ribeirinhas, como a lampreia, o sável e os peixinhos do rio.

“São iguarias que fazem parte da nossa cozinha tradicional e que têm, obviamente, uma ligação muito forte aos rios Mondego e Alva. A juntar a tudo isto, propomos para sobremesa a doçaria conventual com origem no mosteiro de Lorvão, sendo as nevadas e os pastéis de Lorvão os mais conhecidos”, sublinha o presidente da câmara, Álvaro Coimbra.

A lampreia que, em épocas de grande abundância, justificava só por si a realização de um festival gastronómico, também faz parte deste evento – “vivemos um outro tempo, em que a lampreia atravessa um período de escassez, não só na bacia do Mondego, como em todos os rios portugueses. A nossa prioridade é lutar pela preservação da espécie e pela recuperação do seu habitat, mas como sabemos da importância que tem para os nossos restaurantes, decidimos incluí-la no cardápio. No entanto, dada a escassez, aconselhamos um contacto prévio com os restaurantes”, refere o autarca Álvaro Coimbra.

Os peixinhos do rio fritos ou em molho escabeche, o sável frito e o arroz de lampreia com grelos são os pratos em destaque neste evento que acontece nos primeiros dois fins de semana de Março.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM