A Câmara de Coimbra aprovou a proposta que abre a utilização das duas linhas da Ecovia, que assegura ligação de parques de estacionamento ao centro da cidade, a qualquer utilizador dos transportes urbanos municipais.
O serviço da Ecovia consistia em assegurar transporte rápido entre parques de estacionamento e zonas de grande procura na cidade (Hospitais e Universidade), com utentes a pagarem, com o mesmo bilhete, o transporte e o estacionamento.
A proposta aprovada, esta segunda-feira, com votos favoráveis da coligação Juntos Somos Coimbra e CDU e abstenções do PS abre a utilização dos autocarros que fazem as duas linhas da Ecovia a qualquer bilhete de transporte em vigor nos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).
Até aqui, só determinados bilhetes, nomeadamente aqueles que previam pagamento de estacionamento e deslocação, permitiam a entrada nos autocarros que asseguravam o transporte entre o Parque Verde e a Universidade de Coimbra e entre a Casa do Sal e os Hospitais da Universidade de Coimbra.
Na proposta votada, os SMTUC davam conta do aumento da procura de transportes públicos face aos passes gratuitos para jovens estudantes, considerando que as duas linhas da Ecovia poderão dar resposta a um aumento da procura prevista nestas duas ligações.
Segundo o Município, com esta decisão, “racionaliza-se a oferta e alivia-se a pressão nas restantes linhas dos SMTUC”.
A vereadora do PS Regina Bento apresentou algumas dúvidas sobre a proposta, dando nota de que a mudança proposta pelos SMTUC é justificada com um alegado aumento de procura, sem estar associado ao processo qualquer dado que ateste essa afirmação.
Para a vereadora, a justificação para o alargamento da utilização das linhas da Ecovia a qualquer utilizador não será pelo aumento da procura, “mas pela redução da oferta nas linhas regulares”.
Regina Bento questionou também o Executivo sobre se os pequenos autocarros que asseguram aquelas linhas irão ter capacidade para dar resposta à procura.
Na resposta, o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, afirmou que a Ecovia ficou “conhecida como ‘Ecovazia’”, com o Executivo a querer “transformá-la em ‘Ecocheia’”.
O autarca disse que aqueles pequenos autocarros eléctricos circulam “vazios na maioria das viagens”, considerando que a proposta visa “a melhor gestão possível dos bens públicos dos SMTUC”.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM