O orçamento da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra prevê uma dotação de 250 mil euros, destinada, a fundo perdido, à requalificação de empresas existentes e à criação de novos negócios no concelho.
No âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Empreendedorismo, o apoio financeiro pode atingir valores significativos, com majorações previstas consoante a idade do requerente ou o tipo de negócio. As empresas podem beneficiar de até 17 mil euros de apoio para a instalação de novos negócios, com incentivos financeiros ao arrendamento e à criação de postos de trabalho.
Os apoios estipulados abrangem várias áreas, com destaque para a instalação de novos negócios ou a relocalização de empresas existentes, que podem receber até 60% do valor investido, até um limite de 10 mil euros. Para negócios de transformação de produtos regionais, o apoio chega a 80% até 10 mil euros, enquanto para a requalificação de negócios existentes o apoio é de 70%, até o mesmo limite.
Em 2024, o Município aprovou 27 candidaturas, com um total de apoio de 237.952,38 euros, refletindo um montante global de investimento superior a 470 mil euros, incluindo IVA. Embora existam duas candidaturas ainda em fase de instrução referentes ao ano anterior, o sucesso do programa representa uma aposta forte no desenvolvimento económico da região.
Para facilitar o processo de candidatura, todos os documentos necessários, incluindo um “simulador de cálculo do mérito do projecto”, estão disponíveis no site institucional da autarquia (www.cm-pampilhosadaserra.pt). Os serviços autárquicos encontram-se também disponíveis para prestar esclarecimentos adicionais e apoiar os empreendedores, assegurando que o processo decorra de forma simples, célere e transparente.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM