Uma reflexão sobre “Coimbra, de Conservadora a Progressista” vai ter a participação de cinco personalidades, quatro delas ligadas a forças políticas, e é promovida pelo Clube de Política.
Ana Abrunhosa (Partido Socialista), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Clara Cruz Santos (Livre), João Fontes da Costa (PAN) e Helena Freitas (independente) serão os oradores na sessão que decorrerá a 16 de Janeiro, pelas 21h00, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra.
A iniciativa, que abrirá com uma intervenção de Ricardo Lino, deputado e líder concelhio de Coimbra do PS, terá Hernâni Caniço (médico e vereador do PS na Câmara de Coimbra) e Mário Nicolau como moderadores, com Hugo Duarte a apresentar as conclusões.
De acordo com o Clube de Política – Coimbra Progressista, esta realização pretende “debater e editar as grandes questões da cidade, o concelho e a articulação na Região de Coimbra e Região Centro, estimulando a intervenção cívica, e visando a construção e apresentação de soluções para Coimbra que elimine o conservadorismo e defenda o progresso e as suas transformações, sendo próspera e inclusiva”.
Pretende-se, igualmente, “destacar a discussão e modelos de intervenção em alterações climáticas e transição energética, os direitos sociais e a demografia, o crescimento económico e a economia social, as desigualdades e as oportunidades, em prol do Desenvolvimento Sustentável”.
Conforme foi referido, esta quinta-feira, na apresentação da iniciativa, com a presença de Hernâni Caniço, Hugo Duarte e Carlos Esperança, este debate “parte da constatação que Coimbra está sob um poder conservador e populista, que tem protelado decisões importantes para o desenvolvimento local e regional, branqueado por uma estratégia comunicacional de fuga à realidade”.
“O Clube Coimbra Progressista espera que os protagonistas políticos identifiquem os grandes estrangulamentos que a cidade e a área urbana de influência têm”, referem os promotores, acrescentando que “os actores políticos são convidados a identificar as grandes áreas de intervenção para tornar Coimbra mais amiga do cidadão, onde sinta a liberdade de escolha e o direito à cidade”.
“O painel debruçar-se-á sobre medidas fundamentais para que a cidade providencie para todos os cidadãos o acesso aos bens e serviços relevantes à dignidade humana e ao crescimento dos indivíduos e da sociedade enquanto lugar de liberdade, igualdade e justiça”, acrescentam.
Referem, ainda, pretender-se que, “através deste debate, os intervenientes estabeleçam pontes de entendimento centradas no fundamental: a resolução dos problemas dos cidadãos, não deixando que as questões de forma ensombrem a resolução de problemas de maior substância”.
Concluem que este é “um momento de tomada de consciência, que a unidade na acção por parte dos intervenientes multiplica a sua força, e pode ser o motor do progresso de Coimbra com foco na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”.
Este Clube de Política- Coimbra Progressista diz pretender “reviver o espírito de diálogo do Café A Brasileira onde cidadãos como Miguel Torga, António Arnaut ou José Afonso abordaram os grandes problemas da rua, do bairro, do país e do mundo, no combate à desigualdade e na promoção dos direitos humanos”.
Na foto: Hugo Duarte, Hernâni Caniço, Carlos Esperança
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM