O Hospital CUF Coimbra deu mais um passo significativo na resposta terapêutica para a doença de Parkinson, passando a realizar cirurgias de estimulação cerebral profunda, tornando-se, assim, na primeira unidade privada da zona Centro do país a realizar este procedimento de elevada complexidade.
Esta nova resposta diferenciada vai permitir aumentar a acessibilidade da população da região a um dos mais importantes avanços terapêuticos da doença de Parkinson.
Com o objectivo de prestar cuidados de saúde cada vez mais especializados à população, o Hospital CUF Coimbra através da Unidade de Parkinson e Doenças do Movimento passou a realizar cirurgias de estimulação cerebral profunda que permitem a melhoria da qualidade de vida dos doentes.
Conforme explica Fradique Moreira, neurologista e coordenador da Unidade de Parkinson e Doenças do Movimento do Hospital CUF Coimbra, “a cirurgia consiste na implantação de pequenos eléctrodos em áreas específicas do cérebro que funcionam como se fosse um pacemaker cerebral: os electrodos são conectados a um dispositivo – que fica implantado sob a pele na região da clavícula – e emitem estímulos eléctricos para modular a actividade cerebral anómala, permitindo reduzir os sintomas da doença, como tremores, rigidez, dificuldade de movimento, entre outros”.
De acordo com o médico, a cirurgia “tem um grande impacto na melhoria da qualidade de vida destes doentes e permite reduzir entre 50% a 80% da medicação habitual. Contudo, é importante existir uma avaliação médica detalhada para perceber se o doente tem indicação para o tratamento cirúrgico”, refere Fradique Moreira.
No Hospital CUF Coimbra este procedimento é realizado por uma equipa com grande experiência no tratamento desta doença, liderada pelos neurocirurgiões Armando Lopes e Ricardo Pereira, e pelo neurologista Fradique Moreira, em estreita articulação com a equipa de enfermagem, anestesiologia e técnicos de radiologia.
Esta nova oferta permite ao Hospital CUF Coimbra garantir uma resposta completa a todas as necessidades das pessoas com doença de Parkinson, desde o diagnóstico inicial até à sua fase mais avançada, com cuidados multidisciplinares centrados no doente e sua família.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM