COIMBRA,9 de Janeiro de 2025

Salão Brazil com Fevereiro preenchido de espectáculos

3 de Fevereiro 2022 Rádio Regional do Centro: Salão Brazil com Fevereiro preenchido de espectáculos

Fevereiro assinala o regresso pleno da actividade ao Salão Brazil, da Baixa de Coimbra, com concertos de uma multitude de géneros, do rock ao jazz, da nova música portuguesa ao blues, do hip-hop à música exploratória.

O arranque da programação cabe a um trio de conceituados músicos de jazz. Amanhã (4) Pedro Madaleno (guitarra), Yuri Daniel (baixo elétrico) e Alexandre Frazão sobem ao palco do Salão Brazil para homenagear um dos mais influentes pianistas e compositores deste género musical: o norte-americano Ahmad Jamal.

Na semana seguinte, na sexta-feira, dia 11, o Club Makumba de Tó Trips, João Doce, Gonçalo Prazeres e Gonçalo Leonardo apresenta no Salão Brazil os temas do seu novíssimo disco, que sairá no decorrer do primeiro semestre deste ano e que tem recebido um fantástico acolhimento por parte da crítica e do público.

Dia 12 de Fevereiro Pedro de Tróia apresenta o seu segundo disco, intitulado “Tinha de Ser Assim”. Nesta segunda aventura a solo, o ex-vocalista dos Capitães da Areia confirma o seu estatuto como uma das vozes mais promissoras da nova música portuguesa.

O segundo fim-de-semana do mês (12 e 13) termina com a recepção a Will Guthrie, baterista australiano que é uma referência incontornável no mundo da música criativa. A tarde de domingo será passada com o percussionista que mantém actividade a solo e enquanto líder do grupo de percussão (gamelão) Ensemble Nist-Nah e a sua música pode ser encontrada em mais de 50 discos, em colaborações com músicos como Oren Ambarchi, Mark Fell, Roscoe Mitchell, Anthony Pateras, Keith Rowe, David Maranha ou Ava Mendoza.

O britânico Simeon Walker chega ao Salão no dia 17, iniciando uma digressão que o levará a mais cinco salas do país, desde Ponte de Lima (Teatro Diogo Bernardes à Casa da Cultura de Setúbal). Ao final de uma década de actividade enquanto músico, o pianista e compositor Simeon Walker emergiu como uma das novas figuras da cena Clássica Moderna, muito à custa da recepção aos seus dois trabalhos discográficos até à data: “Mono” e “Winnow”. Simeon tem marcado presença em várias salas de concerto e festivais de relevo e a sua música tem marcado presença na BBC Radio 3, BBC 6Music, BBC World Service & BBC Introducing, e também na KEXP (Seattle, EUA) and NeoFM (Berlim).

A “nave” de Japa System aterra no Salão a 18 de Fevereiro. O artista brasileiro apresenta o seu disco “Sistema Percussivo Integrado” lançado em Maio de 2021.

Japa foi percussionista do grupo brasileiro Baiana System entre os anos de 2013 a 2021, tendo com eles conquistado o 28.º Prémio da Música Brasileira e o Latin Grammy, em 2017 e 2019, respectivamente. Em projectos paralelos, começou seus experimentos para criar um sistema que lhe permitisse novas possibilidades musicais, com artifícios tecnológicos. Daí surgiu a “Nave System”, um setup musical cuja finalidade consiste em utilizar instrumentos electrónicos e acústicos para criação de possibilidades de comandos percussivos, executando diversos ritmos que seriam somente possíveis através de uma ampla quantidade de instrumentos.

O ciclo Porta Jazz no Salão regressa no dia 19 de Fevereiro, depois de um interregno de alguns meses. Desta feita, a associação e colectivo de músicos portuenses traz a Coimbra o projecto “Connecting Dots”, do pianista e compositor Hugo Raro, que conta a seu lado com João Mortágua (sax alto e soprano), José Carlos Barbosa (contrabaixo) e Marcos Cavaleiro (bateria). Vêm apresentar o disco que, em 2020, figurou em muitas listas de melhores do ano da imprensa especializada.

Nerve é um dos nomes mais sonantes da cena hip-hop nacional. Regressa ao Salão, na quinta-feira, dia 24 de Fevereiro, para nos mostrar em primeira mão alguns dos novos temas que farão parte do seu próximo disco. A discografia de Nerve inclui dezenas de participações e uma mão cheia de projetos a solo, como o disruptivo álbum de estreia “Eu Não das Palavras Troco a Ordem” ou o impactante “Trabalho & Conhaque”.

Outro regresso a assinalar é o do cantor Kiko Pereira (dia 25), acompanhado pelos seus Blues Refugees e por um convidado muito especial, o britânico BJ Cole, considerado por Sting como o melhor na Lap Steel Guitar, tem acompanhado o desenvolvimento da história da música desde a década de 70. Podemos ouvi-lo no “Tiny Dancer” de Elton John, “No Regrets” dos Walker Brothers de Scott Walker e em centenas de gravações ao lado de artistas como Marc Bolan, Depeche Mode, Joan Armatrading, Sting, David Gilmore, Beck, Roger Waters e agora, também, com Kiko & the Blues Refugees.

O mês de música no Salão da Baixa de Coimbra termina com máxima pressão sonora. A Evil Twins Tour que junta Dollar Llama a Miss Lava chega ao Salão no sábado, dia 26. Como se não fosse suficiente, os dois grupos convidam para o espectáculo de abertura a banda local Lazy Eye Society, havendo também usar a um dj set do humorista (e melómano) Rui Cruz.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM