O livro, de Paulo Archer de Carvalho, que vai ser lançado a 27 de Outubro no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, retrata a história da aspiração autárquica de Condeixa.
A apresentação será feita pelo Doutor Miguel Pessoa, arqueólogo e coordenador do Centro de Estudos Vergílio Correia, em Condeixa, e conta com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Centro, através do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.
“Querem fazer villa” é o estudo de uma aspiração autárquica de longa duração, que emerge desde meados do século XVI. Aspiração que o liberalismo setembrista corporizaria pelo decreto de 17 de Abril de 1838, a partir do qual nascia a autarquia de Condeixa.
Paulo Archer de Carvalho, investigador independente e especialista em História da Cultura Contemporânea, publicou, em 2015 e 2016, «Uma autobiografia da Razão» e «Cartas de Joaquim de Carvalho para Alfredo Pimenta. 1922-1936». Em 2018 editou «Um místico da Razão crítica» e «Da incondicionalidade do Amor intellectualis».
A apresentação terá lugar às 18h00, no auditório do Centro Interpretativo do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e tem entrada gratuita.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM